agrupamentos: aquarela, desenho, fotografia, oficina
Cartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarelaCartões em aquarela

Cartões em aquarela

Oficina de desenho e pintura em aquarela sobre cartão postal | Fotografia impressão jato de tinta sobre papel fotográfica, envelope, paspatur em papel duplex, Cartão Postal Para Aquarela Hahnemühle, lápis grafite nº2, pincel, aquarela, participação, conversas, público, serviço postal | Quantidades Variáveis | 2019

Ao entrar na sala de oficinas, o público se depara com uma mesa em que estão dispostos vários envelopes. Uma abertura em um dos lados e um paspatur permitem que seja possível ver um recorte da fotografia guardada dentro de cada envelope. Os fotos são de espaços da recém inaugurada unidade de Guarulhos do Sesc São Paulo.

O público é convidado a tentar adivinhar do que se tratam aquelas imagens.

Um outro convite também é feito junto com a pergunta: Você já enviou um cartão postal desenhado por você mesmo?

Com um envelope em mãos, cada participante tem também à sua disposição lápis, borracha, caneta e aquarelas para criar seu próprio cartão Não-Postal a partir da imagem de referência. Os recorte do envelopes são compostos de uma maneira que os participantes possam se atentar as formas e cores da imagem, sem necessariamente se preocuparem com que cada uma representa. A aposta do artista educador é que isso talvez torne o desenho e a pintura mais fácil, uma vez que parte-se de uma referência menos figurativa quase abstrata. Somente no momento em que o cartão estiver finalizado, o participante poderá abrir e retirar a fotografia do envelope, revelando assim a totalidade da imagem que serviu de referência para a pintura.

A oficina teve 3 horas de duração e cada participante ficou o tempo que tinha disponível, interesse ou necessário para finalizar seu postal. Ao terminar, o participante levava consigo a fotografia e deixava o postal com uma mensagem e endereço preenchido para o envio postal.

A ação contou com a assistência e mediação da querida Melissa Rudalov, que ainda colaborou na captação das imagens de registro.