Karpas Fabulosas
Oficina de pintura aquarelada em tecido | Molde em chapa de aço, Tecidos, costura, tinta, madeira, ferragens, pincéis, cola, linha, grampo, acetato, participação, público | Quantidades Variáveis | 2020
Na oficina, o artista educador Bruno Makia convida os participantes a experimentarem diversas técnicas de pintura aquarelada sobre tecido. Cada participante será convidado a utilizar manchas coloridas para criar padrões únicos de pinturas em birutas em formato de carpa, animal cuja imagem está ligada à muitas simbologias e fábulas em diversas culturas e contextos. No oriente, por exemplo, relaciona-se à ideias de resistência, coragem, perseverança, prosperidade e longevidade. O artista toma emprestado a forma das bandeiras do Koinobori (“Subida das carpas”, numa tradução direta do japanês) que os pais tradicionalmente hasteiam no Dia dos Meninos no Japão em homanagem às crianças da casa. Ao se apropriar da forma do objeto já conhecida também no Brasil por conta do grande número de descendentes de japoneses, Bruno Makia por sua vez inverte a tradição e homenageia seus próprios pais, Katsuko e Fabio, adotando as sílabas iniciais de seus nomes no título da oficina. Pois, de sua mãe carrega consigo o interesse pelas artesanias e apreço pelos acabamentos bem pensados, e de seu pai aprendeu a fazer das gambiarras uma escolha poética. A oficina celebra as ancestralidades, a liberdade, a arte, os encontros e a vida.
Entre os 11 de janeiro e 1 de fevereiro de 2020, foram realizadas 3 sessões consecutivas da oficina por domingo. Ao longo das 12 sessões da oficina, cerca de 160 Karpas Fabulosas foram doadas para os participantes pintarem e brincarem na avenida Paulista. Agradeço às crianças de todas as idades que estiveram presentes. Cabe registrar meus agradecimentos à artista Carolina Velasquez pelo apoio quando de início percebi a proximidade do título dessa oficina com o título de sua pesquisa e proposições artísticas. Agradecimentos à amiga artista Maíra Vaz Valente pela assistência e mediação durante esse ciclo de oficinas. Agradecimentos ao Marcelo Dias de Carvalho, programador do Sesc Itaquera, pela indicação. Obrigado também ao Tiago Marin, programador do Sesc Avenida Paulista, por me convidar a realizar essa atividade tão bonita.